Turismo em Florianópolis, SC

Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, é maioritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com 54 km de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha. A sua Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada, é popular para a prática de windsurf e para excursões de barco. A Ponte Pedro Ivo Campos faz a ligação entre a ilha e a zona comercial continental.

Lagoa da Conceição

O ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis está situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina. O bairro reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da cidade, sendo o ponto mais procurado pelos praticantes de esportes radicais.

Praia da Joaquina

Freqüentada por surfistas, belas garotas, praticantes de vôlei de praia e de um futebolzinho no fim de tarde, é uma das praias que mais recebe excursões provenientes de todo o Brasil e do exterior. O costão da direita e as dunas são belas atrações naturais.

Praia Mole

Voltada para o oceano Atlântico e com mar de tombo, a praia Mole é uma das mais procuradas por surfistas. A encosta sul é utilizada como pista de decolagem para parapente. Com vários bares à beira-mar, o Deca, na costa norte da praia, é ponto de encontro LGBT.

Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa fica entre o Oceano Atlântico, a Lagoa da Conceição e o Morro da Galheta e é traspassada pelo Canal da Barra, que liga as águas da Lagoa com o mar. Este possui ondas suaves, que permitem a prática do surfe mas não assusta os banhistas mais inseguros.

Símbolo do Surf

Representando um dos esportes mais praticados da ilha de Santa Catarina, a estatua do surfista, localizada na praia mole, foi elaborada por um artista local, onde homenageia todos os surfistas que aqui chegam, na qual encaram o esporte como verdadeiro símbolo de harmonia entre a natureza e seus praticantes.

Ponte Hercílio Luz

Inicialmente chamada de Ponte da Independência por ser o primeiro elo de ligação entre a Ilha e o Continente, a ponte recebeu posteriormente o nome de seu idealizador, o governador Hercílio Luz, que morreu antes de vê-la concluída.